FamososMundo

Depressão? Saúde mental de Neymar Jr. gera preocupação no Brasil

Nos últimos anos, Neymar foi o jogador que mais se terá aproximado do nível estratosférico de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Desde muito jovem, ainda no Santos, que o brasileiro deliciou a todos com o seu futebol de puro talento. No Barcelona, consagrou-se como um dos melhores do mundo e saiu para o PSG, por 222 milhões de euros, com o ‘papel’ de sucessor de Ronaldo e Messi na Bola de Ouro.

No entanto, o tempo vai-se passando e, apesar do inquestionável talento, o jogador ainda não alcançou o que todos esperavam dele. No PSG, ainda não conseguiu a tão ambicionada Champions e, com a seleção do Brasil, ainda não conseguiu conquistar nem a Copa América, nem o tão ambicionado Mundial.

O jogador também é um dos mais criticados e, por vezes, os próprios brasileiros são duros com ele, apesar da seleção brasileira estar longe do seu melhor. Este domingo, a equipa ficou em branco contra a Colômbia, numa exibição apagada também da parte do astro brasileiro.

Muitos comentadores já tinham falado sobre alguma tristeza no jogo de Neymar. Esta temporada, o atacante de 29 anos tem sido muito utilizado, mas tem apenas um golo, de penálti, e duas assistências. Números muito abaixo do seu nível habitual.

Agora, Neymar preocupou mais ainda, quando ele anunciou que o Mundial de 2022 poderá ser o seu último e começa a dar um vislumbre do final da carreira. “Penso que será o meu último Mundial. Vejo-o com o meu último porque não sei se tenho a força mental necessária para continuar a lidar com o futebol. Por isso, irei fazer de tudo para lá chegar bem. Irei fazer de tudo para vencer com o meu país e para cumprir o meu maior sonho desde criança. E espero conseguir fazê-lo”, disse o jogador, no documentário Neymar & The Line Of Kings, da plataforma de streaming DAZN.

Numa altura em que se fala cada vez mais de saúde mental, o caso de Neymar volta a pôr o dedo na ferida. O jogador brasileiro, apesar de ser um dos mais bem sucedidos (já conquistou 24 títulos), parece estar a sofrer em silêncio, com toda a pressão.

“O Neymar não me parece feliz jogando futebol. Eu já estava pensando nisso desde a queda na última temporada e a entrevista para o DAZN é um alerta de que tem algo acontecendo. A fase é ruim e sem brilho, mas não acho que seja uma questão só técnica e física”, escreveu o jornalista brasileiro Fernando Campos, no Twitter, apontando para a questão mental.

“É triste escutar isso aqui do maior talento dessa geração brasileira. Teria bola pra jogar até quando quisesse, mas talvez a forma como é atacado a qualquer custo o faça repensar isso. O próprio brasileiro tem prazer em criticar o Neymar. O motivo? Ser craque e rico”, disse o jornalista e Youtuber Allan Rodrigues.

“Muitas vezes a gente constrói para a gente mesmo destruir. E isso não é uma defesa ao Neymar, é uma reflexão que tem o Neymar como ponto de partida. Acho que vale para vários atletas. Tem muito atleta aí quase gritando por socorro”, disse o também comentador Bruno Formiga, entre muitos comentários de preocupação sobre a saúde mental de Neymar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo