Mundo

Sismo de magnitude 4.3 abala La Palma: É o maior desde o início da erupção do vulcão

Continua a preocupar o vulcão de La Palma. Desde o início da erupção, a 19 de setembro, que a ilha tem sentido muitos sismos. Esta quinta-feira, aconteceu o mais forte de todos, com uma magnitude de 4.3.

As câmaras das televisões conseguiram captar algumas imagens do vulcão, no momento em que o forte sismo foi sentido na ilha, esta quinta-feira. Com isto, a situação continua preocupante e sem ninguém conseguir prever o que os próximos dias reservam para esta ilha, num momento em que começam a ser definidas as ajudas e a reconstrução dos danos sofridos.

Desde 19 de setembro que este vulcão está em erupção e, neste momento, a lava está a entrar pelo mar dentro. Também esta quinta-feira, o aeroporto de La Palma foi encerrado novamente. É a segunda vez que a ilha fica sem acesso aéreo, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja.

O problema para os voos são o fumo e as cinzas, que prejudicam a visibilidade. As pistas não teriam também condições por esse acumular de cinzas, daí a decisão de serem impedidos mais voos durante o dia. As equipas de reportagem e de ajuda continuam a chegar à ilha, por meio marítimo. Entretanto, já foram destruídas perto de mil habitações e seis milhares de pessoas tiveram que ser deslocadas, de acordo com a RTP.

O vulcão Cumbre Vieja continua em atividade e, estes sismos e abalos, continuam a por em causa a segurança, uma vez “que podem originar pequenos colapsos em zonas inclinadas”, de acordo com o relatório de situação do Departamento de Segurança Interna.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo