Nacional

Covid-19: nova variante ‘mais infeciosa e resistente’ já chegou a Portugal

Há uma nova variante de Covid-19 a alarmar todos os especialistas. Depois da Delta ter complicado muito a situação pandémica, esta nova variante poderia ser pior ainda.

Então, trata-se de uma descoberta de cientistas sul-africanos de uma variante que foi encontrada em várias zonas de África, incluindo em quase todas as províncias da África do Sul, e que está a ser identificada como C.1.2, uma variante da SARS-CoV-2. Esta variante teria começado a circular em maio e já teria chegado à Europa, Ásia e Oceânia.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), esta variante foi detetada em Portugal no início de julho, na Madeira.

A preocupação quanto a esta variante é que poderia ser mais infeciosa, tornando mais fácil o contágio e o número de infetados, mas também poderia ser mais resistente às vacinas, que estão a ser administradas globalmente.

No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, não existe ainda provas que atestem isso mesmo. Aliás, poderia até registar-se uma situação contrária e esta variante poderia até ser menos infeciosa do que outras que a antecederam. No caso português, estaria ainda muito longe de ser preocupante, apesar de terem detetado um caso há quase dois meses.

De acordo com o INSA, “apenas foram identificados cerca de 100 casos” em todo o mundo, até ao momento. Uma informação que contradiz essa teoria de ser mais infeciosa. Os estudos também não demonstram se esta variante pode ou não provocar doença mais grave.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo