FamososNacional

João Rendeiro foi detido, informa Polícia Judiciária

A PJ emitiu um comunicado: “A Polícia Judiciária informa que, na manhã de hoje, foi detido o cidadão João Rendeiro, sobre quem pendia Mandado de Detenção Internacional”. Informam ainda que haverá uma conferência na manhã deste sábado para revelar mais detalhes sobre esta detenção.

Tudo aconteceu na África do Sul e terá sido o depoimento da mulher do ex-banqueiro, Maria de Jesus Rendeiro, ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, que despoletou a captura.

A mulher está implicada no caso e acusada dos crimes de descaminho, desobediência, branqueamento de capitais e de crimes de falsificação de documento, ligados às obras de arte do ex-banqueiro do BPP. Está em prisão domiciliária porque, presumivelmente, sabia das falsificações e do desvio das obras.

João Rendeiro tinha dito, numa entrevista à CNN Portugal, que “só regresso ao país se fosse ilibado ou com indulto do Presidente [da República]”. Algo que Marcelo Rebelo de Sousa refutou, dizendo “já é tarde para pedir indulto e adiantou que não é possível sequer examinar”.

Recorde-se que o antigo presidente do BPP, condenado no final de setembro a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por burla qualificada, estava em parte incerta após ter fugido à justiça.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo