Mundo

Passagem descontrolada de foguetão chinês por Portugal assusta muito

O espaço aéreo ibérico foi afetado na manhã desta sexta-feira, pela passagem descontrolada de um foguetão chinês. Ao perder o controlo, o foguetão acabou por seguir uma trajetória imprevisível, o que lançou um perigoso alerta. A Eurocontrol, empresa que controla o tráfego aéreo europeu, conseguiu acompanhar a situação e acabou por fechar o espaço aérea português e espanhol, durante essa passagem do foguetão.

Por segurança, a decisão passou por encerrar parte do espaço aéreo ibérico durante aproximadamente uma hora, de forma a evitar uma possível tragédia. A Eurocontrol e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação previram que a passagem do foguetão sobre a Península Ibérica seria de uma hora, o que afetou o tráfego aéreo.

O foguetão chinês Long March 5B reentrou na atmosfera, mas perdeu o controlo. Este foguetão transporta peças para a construção da estação espacial chinesa Tiangong e os seus destroços ainda deverão passar novamente perto da Península Ibérica. No entanto, não são esperados novos constrangimentos.

A Catalunha, as Ilhas Baleares, Aragão, Navarra, La Rioja e Castela e Leão foram as comunidades autónomas que tiveram mesmo que interromper toda a atividade aérea entre as 9h30 e as 9h45 da manhã de sexta-feira (menos uma hora em Portugal).

De acordo com o jornal Correio da Manhã, desde as 10h30 (9h30 em Portugal), que todos os aeroportos retomaram a atividade normal, tendo sido afetada momentaneamente, por precaução.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo