Nacional

Tempestade no fim-de-semana: 14 distritos em alerta

Depois dos primeiros avisos dos meteorologistas, chegam agora os avisos oficiais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para já, estão sob aviso amarelo catorze distritos a partir das 17h00 desta quinta-feira, dia 28 de outubro.

É esperada uma tempestade em Portugal, que trará frio, vento e muita chuva entre quinta-feira e domingo. Será, ao que tudo indica, um final de mês muito mais turbulento do que tem sido este outono mais ameno.

Ainda assim, para já, o IPMA traça apenas uma previsão de chuva forte nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Lisboa e Santarém entre as 17:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

Depois, aviso amarelo também para Portalegre, Évora, Beja e Faro a partir das 00:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado. “O IPMA prevê a partir de quinta-feira e pelo menos até domingo períodos de chuva, que pode ser por vezes forte, descida da temperatura máxima e vento moderado a forte nas terras altas”, de acordo com o comunicado do IPMA.

No entanto, de acordo com o grupo de meteorologistas ‘Luso Meteo’, que estão a fazer avisos há mais tempo, sobre esta tempestade, as chuvas fortes deverão afetar mais a Norte, “a bacia do Mondego, eventualmente entre Aveiro e Viseu”.

Ainda sem muitas certezas sobre quais serão as zonas mais afetadas, este grupo apela, no Facebook, para a prevenção e todos os cuidados possíveis. “Por isso prevenir é o melhor, que vai chover muito e de forma torrencial vai, só não sabemos exatamente onde, mas a prevenção é o melhor para evitar males maiores”, explica este grupo de meteorologistas.

Sobre os ventos, as previsões também apontam para fortes rajadas de 90km/h, mas que poderão chegar aos 130km/h. “O prognóstico para já é de facto de uma tempestade muito significativa”, avisa o ‘Luso Meteo’, em comunicado, no Facebook.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo