Famosos

Óbito: Morreu o português José Teles

Familia chora a morte de um dos melhores na sua área – Óbito: Morreu o português José Teles

O advogado José Manuel Galvão Teles morreu esta quinta-feira, 2 de março, em Lisboa. O homem tinha 84 anos e faleceu vítima de doença prolongada. O funeral do fundador da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados está agendado para este sábado, 4 de março.

Além de advogado, Galvão Teles foi membro do Conselho de Estado, embaixador de Portugal junto das Nações Unidas entre 1975 e 1976 e chefe de delegação em importantes missões políticas.

“A sua experiência na advocacia portuguesa é, em si mesma, uma representação fiel da história político-económica de Portugal, tendo defendido réus acusados de crimes políticos durante o Estado Novo, participou depois em processos internacionais pela paz e contra o “apartheid”, consolidando no Portugal democrático uma carreira dedicada às fusões e aquisições, mas também ao contencioso, tendo patrocinado algumas das acções cíveis de maior valor julgadas em tribunais portugueses e, com sucesso, alguns dos mais importantes e mediáticos processos-crime”, pode ler-se no comunicado da Ordem dos Advogados Portugueses, no Facebook.

Galvão Teles foi também condecorado duas vezes pelo Presidente da República. Em 2005, por Jorge Sampaio, que lhe atribuiu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e, em 2022, foi Marcelo Rebelo de Sousa quem o agraciou com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

O velório realiza-se no dia 3 de Março, a partir das 18h30 nas Capelas Mortuárias da Basílica da Estrela, com Missa na nave central da Basílica pelas 20h00. No sábado, dia 4 de Março, realiza-se a Missa de Corpo Presente às 16h00, na nave central da Basílica da Estrela, e o funeral em seguida para o cemitério do Alto de São João.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo